sábado, maio 16, 2009

O samba número 2


O episódio é recente e exige cautela – razão que nos leva a fantasiar nomes de personagens e lugares, a fim de evitar problemas ainda maiores ao protagonista desta insidiosa trama do destino.

Aconteceu com uma figurinha das mais conhecidas no mundo do samba, que, de repente, descobriu que também tinha o talento para compor sambas-enredos. Fez a quadrinha do refrão intermediário, passando a integrar a parceria que iria disputar o concurso de sambas-enredo de um bloco cuja quadra fica bem no alto de um morro da Zona Norte.

Quatorze sambas foram inscritos, mas apenas três ficaram para a finalíssima, marcada para uma agitada noite de sábado. E entre os finalistas estava o do nosso inspirado compositor – que, empolgado, fretou um frescão para transportar a sua fiel e animada torcida.

Naquela noite, o ônibus de luxo entalou no meio do caminho, já que a traseira arrastava na pirambeira, impedindo-o de avançar ladeira acima. Os torcedores tiveram que seguir a pé mesmo, como os do Grêmio (“Até a pé nós iremos…”). Foram escoltados pela turma do DPO, a pedido do ilustre visitante, que pediu proteção para os seus admiradores.

Já na quadra, o nosso inspirado compositor foi recebido por um mulatinho chamado Buiú – autor de outro samba concorrente -, que foi logo dando a dica:

- A gente sabe que o teu samba é o melhor dos três; mas fica de olho no primeiro. É um tremendo boi-com-abóbora, mas dizem que o Futoco está por trás.

- Futoco?! – estranhou o visitante:- Quem é Futoco?!

Buiú arregalou os olhos:

- Fala baixo… - e segredou:- Ele é o cara…

O inspirado compositor entendeu. E olhou desolado para a sua torcida, sabendo que  não havia muito a fazer.

Apesar de ter sido o melhor samba a se apresentar na quadra, o compositor estreante foi obrigado a entender quando o apresentador anunciou que a composição apoiada por Futoco era a grande vencedora da noite. Por unanimidade.

Buiú veio confortar o visitante:

- Você foi o campeão moral. Teu samba é bom pra caramba. Valeu!

Os visitantes tiveram que descer a pé até o asfalto, porque o motorista do frescão não era louco para ficar dando mole na boca do lobo. Deu no pé.


*     *     *

Na semana seguinte, o inspirado compositor recebeu um telefonema de Buiú, que perguntava, ansioso:

- Já tá sabendo?

- De quê? – o compositor respondeu com outra pergunta.

Buiú explicou:

- Quebraram o Futoco. E, diante das circunstâncias, a diretoria do bloco resolveu desclassificar o samba dele e fazer outra disputa no sábado.

Os olhos do novato brilharam:

- Outra disputa?!

- Sim, entre o teu samba e o meu. Mas, agora é mole pra vocês – sorriu.

Animado, o compositor estreante alugou outro frescão e, dessa vez, levou mais torcedores ainda.

O samba do visitante deu um show da quadra, com direito a foguetório e um variado repertório de paradinhas com a bateria de Mestre Chulé. A torcida, em coro, gritava:

- É campeão! É campeão! É campeão!

Mas, na hora de anunciar o resultado, mais uma vez o apresentador surpreendeu a todos. E declarou vencedor o samba assinado por Buiú.

O compositor estreante entrou em desespero. Recorreu ao próprio Buiú:

- Você foi o primeiro a reconhecer que o meu samba era o melhor. Por que fizeram isso comigo?! – indagou, quase chorando.

Buiú respirou fundo, estufou o peito e deu a notícia em primeira mão:

- Agora, eu sou o cara.


Copyright Cláudio Vieira - 2009
Proibida a reprodução do texto - no todo ou em parte - sem autorização do autor.

Nenhum comentário: