terça-feira, abril 07, 2009

A maior quadra "a céu aberto"

Dinorah e José Leite, figuras de proa da história azul e branca (foto Tereza Helena, 06/01/1992)

O ano de 1987 foi um ano amargo para a Vila Isabel. Ao terminar seu mandato, o Capitão Guimarães deixara a presidência para comandar a Liesa; e o América vendera o seu campo – com a quadra de ensaios da Vila – para a construção do Shopping Iguatemi.

Lícia Maria Caniné, a Ruça, assumiu a presidência com a Vila tendo que ensaiar na rua. Os ensaios aconteciam nas noites de sábado, na pista esquerda do Boulevard 28 de Setembro, próximo à praça Barão de Drumond. 

A Escola que fora a grande surpresa do carnaval daquele ano (“Raízes”, Max Lopes, samba de Martinho) e “dona” da quadra mais badalada da cidade, agora estava despejada. Fui cobrir o primeiro ensaio para O Dia.

Estávamos debruçados no balcão de uma barraquinha, Ruça, José Leite, Dinorah das Gatas (Afonsina Pires, fundadora dos Herdeiros da Vila) e eu. Perguntei à presidente como ela se sentia vendo a sua Escola ensaiar na rua.

Ruça começou a chorar. As lágrimas foram aumentando, bloqueando qualquer possibilidade de resposta. Ficamos sem saber o que fazer.

Com seu bom-humor permanente, José Leite abriu um sorriso e confortou a presidente, com o seu jeito otimista de ver a vida:

- Não fica assim, Ruça. A Vila tem hoje a maior quadra a céu aberto do Rio. – e apontando para as calçadas da 28 de Setembro, prosseguiu: - É a que tem o maior número de bares, lanchonetes, restaurantes, agências bancárias…

A Vila conseguiu o seu primeiro título naquele carnaval, com Kizomba. Conquistou outro, em 2006. E hoje possui uma das maiores e melhores quadras do Grupo Especial, no mesmo Boulevard 28 de Setembro.


Copyright Cláudio Vieira – 2009

Proibida a reprodução – no todo ou em parte do texto – sem a autorização do autor.


Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal o blog; registrando pequenos casos e causos envolvendo o mundo do samba, em textos curtos e objetivos, algo que faz falta atualmente.