quinta-feira, março 05, 2009

Considerações sobre a postagem de comentários

Alguns visitantes deste blog têm estranhado a demora para a publicação de seus comentários. É fácil explicar: temos observado em outros blogs de carnaval a quantidade de postagens ofensivas, movidas por uma paixão que já não se vê mais nem nas arquibancadas do Sambódromo. São ofensas, ataques pessoais e desabafos que fogem completamente do espírito que pretendemos instalar neste centro de cordialidade e troca de opiniões.

Ontem, por exemplo. Ao comentar sobre o que aconteceu ao Império Serrano, tentava responder à indagação de um visitante, que estranhava o silêncio da imprensa sobre o assunto. Pois bem, foi o suficiente para ser taxado de “covarde” e  “conivente com a injustiça” como escreveu outro leitor. Perdoem-me, mas em Samba Online não há espaço para agressões e acusações – seja contra quem for.

Por essas e outras achamos prudente filtrar os comentários, tentando assim garantir a qualidade do conteúdo e o alto nível do debate.

Por outro lado, agradecemos o carinho e palavras elogiosas de diversos visitantes, entre eles o companheiro Luiz Eduardo Rezende, com quem tive a honra de trabalhar em O Dia e assinar a cobertura de diversos desfiles. Rezende integra o quadro de julgadores da Liesa há muitos anos e, sem a menor sombra de dúvida, é um dos mais capacitados do elenco. Seu conhecimento, sua honestidade e isenção me permitem afirmar que é craque e joga nos dez (quesitos).

De longe, fiquei feliz ao vê-lo descer para a pista de desfile no Sábado das Campeãs. Era um anônimo na multidão. Foi para o asfalto sentir um pouco da emoção que a distância da cabine e a seriedade do momento o impedem de desfrutar ao longo dos desfiles oficiais. É gratificante saber que além da competência que carregam na bagagem, existem julgadores que não abrem mão do amor que sentem pelo espetáculo.

Em seguida, de bochechas coradas, publico o email enviado pelo amigo:

"Cláudio, li hoje pela primeira vez o Samba On Line. Tentei anexar um comentário falando sobre a importância para o carnaval e para a cidade de termos alguém com o seu conhecimento, a sua honestidade, a sua sensatez comentando os preparativos e os desfiles das escolas de samba. Infelizmente, não consegui, acredito que por algum problema técnico. Mas se você quiser ou achar de alguma valia publicar essa minha opinião, fique à vontade.

Não vejo, no jornalismo brasileiro, ninguém com a sua capacidade para opinar sobre o desfile, incluindo aí critérios de julgamento, justiça ou injustiça em resultados e perspectivas para o futuro do nosso espetáculo maior.

Parabéns pelo blog - o texto excelente é marca registrada - e receba um abraço do velho amigo e sempre leitor."

Luiz Eduardo Rezende 

Um comentário:

Andy Malafaya disse...

Grande Cláudio, estarei sempre acompanhando seus escritos por aqui. Você estava fazendo falta.

Grande abraço