quinta-feira, março 19, 2009

Federal impede desfile do Bloco do Galeto - Parte I

A tv de cachorro do Galeteiro é uma das atrações do Off-Sambódromo


Finalmente, a verdade! 

Passados 20 dias do Carnaval, um amigo deste blog traz os devidos esclarecimentos sobre os motivos que impediram o Bloco do Galeto de fazer a sua  volta triunfal em torno do Sambódromo, no Sábado das Campeãs.

Pergunto: quem não conhece o Bloco do Galeto? Quase todo mundo, respondo. Principalmente as pessoas que estão do lado de dentro da Passarela e pagaram para aplaudir as seis melhores Escolas do Carnaval. Já as que estão penduradas no viaduto ou espalhadas pelas ruelas do entorno devem se recordar dos gatos-pingados que passam por ali cantarolando marchinhas de antigos carnavais, com o patrono Ivo Meireles à frente. É o Bloco do Galeto!

A concentração do bloco fica na Benedito Hipólito, na calçada de acesso à Praça da Alimentação, bem atrás do primeiro recuo de bateria. É ali que funciona a barraca do Galeteiro, com a sua vistosa tevê de cachorro (uma máqina de assar frangos de última geração). 

O Galeteiro, por sua vez, galgou à honra de ser um dos destaques do carnaval periférico – e não é à toa que se veste todo de branco, usa máscara cirúrgica e luvas de silicone para tratar dos drumetes e peitinhos grelhados  na poeira. Foi contemplado, inclusive, com uma ligação oficial da rede pública de energia, que abastece gratuitamente a barraca mais charmosa do pedaço.

Mas, foi justamente na noite de sua aclamação, quando o Bloco o carregaria em triunfo, saudando-o como a grande personalidade do Carnaval 2009, que aconteceu o inesperado.

O Bloco já estava formado, com a bateria aquecida e componentes devidamente inflamados, quando três homens de coletes pretos e letras amarelas chegaram na barraca dando uma carteirada:

- Tá preso! – e, diante de olhares incrédulos, levaram o Galeteiro com máscara cirúrgica, luvas de silicone e o bisturi de destrinchar franguinhos.

(Continua amanhã)


Copyright Cláudio Vieira – 2009

Proibida a reprodução – no todo ou em parte do texto – sem a autorização do autor.


Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny