terça-feira, março 10, 2009

O Samba Carioca em revista

Curiosidade: o único título representado (a estrelinha antes de E.S., na barra diagonal) é referente ao primeiro campeonato, no Grupo 3, em 1961

É farta a leitura no balcão da Sala de Imprensa do Sambódromo. Além das tradicionais Ensaio Geral, Liesa News – informativos oficiais da Liesa – e Rio, Samba e Carnaval, o leitor terá informação bastante para preencher o vazio das próximas semanas. Pelo menos oito agremiações do Grupo Especial, uma do Grupo A, além da Lesga e da Associação das Escolas Mirins lançaram revistas no Carnaval.

Consegui reunir exemplares da Imperatriz, Portela, Mocidade, Beija-Flor, Salgueiro, Império Serrano e Unidos da Tijuca. A da Vila já havia esgotado quando cheguei. Estranhei a ausência da tradicional Revista da Mangueira. Do Grupo de Acesso , recebi a da Rocinha – muito bem feita, por sinal.

De quando em quando, tentarei destacar assuntos interessantes focalizados por essas publicações tão importantes e de vida tão efêmera – circulam, exatamente, no momento em que os leitores não têm tempo para se deleitar com o conteúdo.

Começo pela revista da Imperatriz, pág. 46: “O Pavilhão Leopoldinense”. Matéria assinada por Marcelo de Mello ensina que, diferente de outras Escolas, que possuem símbolos, “a Imperatriz tem heráldica. A arte dos brasões da nobreza tem tudo a ver com Ramos: a coroa, o dourado, o nome da agremiação e enredos históricos, que lembram reis, rainhas e imperadores”.

Um infográfico detalha o significado das 12 estrelas que ornamentam a bandeira Verde-e-Branca, comumente confundidas com os títulos conquistados. A maior delas, sobre a coroa, representa a estação de Ramos, onde a Escola tem a sua sede. Dez outras, arrumadas geograficamente na parte inferior, simbolizam as demais estações do ramal leopoldinense: Triagem, Manguinhos, Bonsucesso, Olaria, Penha, Penha Circular, Brás de Pina, Cordovil, Parada de Lucas e Vigário Geral.

A 12a, situada na faixa diagonal verde, à direita da coroa, é uma referência ao primeiro campeonato conseguido pela Escola, em 1961, quando ainda integrava o extinto Grupo 3.

Segundo Valter Lopes de Carvalho, responsável pela publicação, esta e outras matérias da resvista serão disponibilizadas, brevemente, no site da Imperatriz: http://www.imperatrizleopoldinense.com.br

Copyright Cláudio Vieira – 2009

Proibida a reprodução – no todo ou em parte do texto – sem a autorização do autor.


Nenhum comentário: