Sempre foi gratificante conversar com Renato Lage. A amizade que nos une permitiria que os assuntos fossem mais variados. O tema, porém, é sempre carnaval – e acredito que, tão cedo, não seja outro.
Por diversas vezes, Renato comentou que evitava fazer enredos sobre a África. Achava que o tema estava esgotado. Basta fazer um flash-back em sua trajetória e constatar que jamais abordou o assunto por onde tenha passado: Unidos da Tijuca, Caprichosos de Pilares, Império Serrano, Mocidade Independente e no próprio Salgueiro.
Imagino como deve ter sido difícil enfrentar a pressão salgueirense e a tradição de ser a Escola de Samba que trouxe a África para a Avenida e, por que não dizer, para os livros escolares também.
Pois bem. Nos últimos três anos esta foi a segunda vez que Renato dedicou um enredo à África (apesar de outros rumos que o tambor tenha tomado). Em 2007, sabe-se lá o que aconteceu para Candaces ficar em sétimo lugar; e agora a vitória consagradora com Tambor.
Ainda não sei o que o resultado possa ter contribuído para as reflexões do carnavalesco. No entanto, uma coisa ficou provada: o seu talento e os mananciais africanos são inesgotáveis.
5 comentários:
Parabéns pelo Blog.Como colaboração gostaria de lembrar que o renato desenvolveu o enredo Mãe Baiana Mãe no Império 1983 , que era primorosamente afro. Fica a lembrança. P.S. Com seu talento o Renato pode fazer o que quiser , principalmente no meu Sal.Abraço.
muito bom ver novamente com um blog...desde os tempos de "O dia na folia"...uns 2 ou 3 anos...boa sorte Cláudio.
Anderson
Brusque-SC
Claudio Vieira
exímio entendedor de samba e um apaixonado pelo nosso Carnaval.
É bom poder contar com mais um veículo a defender a bandeira do samba carioca.
saudações
Michaell Grillo
Petrópolis - RJ
Gostaria de saber o motivo da imprensa não ter saído em defesa do Império Serrano, já que todos falavam da permanência no grupo especial, inclusive, torcedores de quase todas as agremiações. 3 estandartes de ouro!!!!!
Grande Claudio,
Foi ótimo ler este blog hj e sua considerações sobre os tema abordados,pela sua coerênciapode ter certeza que estarei sempre acessando-o.
Parabéns.
Celsinho de Andrade
Postar um comentário